O rapper Jay-Z se manifestou publicamente após ser acusado em uma ação civil de ter abusado sexualmente de uma adolescente de 13 anos em 2000, junto com Sean “Diddy” Combs. Em uma carta aberta, o artista rejeitou categoricamente as alegações e afirmou que está sendo alvo de uma tentativa de extorsão por parte do advogado responsável pelo caso, Tony Buzbee.
“Meu advogado recebeu uma tentativa de chantagem, chamada de carta de demanda, de um ‘advogado’ chamado Tony Buzbee”, escreveu Jay-Z. “O que ele calculou foi que a natureza dessas alegações e o escrutínio público me fariam querer chegar a um acordo. Não, senhor! Teve o efeito oposto! Isso me fez querer expô-lo pelo fraudador que você é, de uma maneira MUITO pública. Então, não, eu não lhe darei NENHUM CENTAVO!”, declarou enfaticamente.
Na mensagem, o rapper desafiou os autores da ação a levarem o caso à esfera criminal, afirmando que alegações tão graves deveriam ser tratadas com rigor jurídico. “Essas alegações são tão hediondas que imploro que você apresente uma denúncia criminal, não uma civil! Quem cometeria um crime tão terrível contra um menor deveria estar preso, você não concorda? Se fosse o caso, as vítimas mereceriam justiça real.”
Jay-Z também acusou o advogado Tony Buzbee de agir de forma predatória, referindo-se a ele como alguém com um histórico de conduta duvidosa. “Este advogado, sobre quem fiz algumas pesquisas, parece ter um padrão para esse tipo de teatro! Não tenho ideia de como você se tornou um ser humano tão deplorável, Sr. Buzbee, mas prometo que já lidei com pessoas como você muitas vezes. Estou mais do que preparado para lidar com o seu tipo.”
O artista lamentou os impactos que as acusações podem ter sobre sua família, especialmente sobre seus filhos. “Meu único pesar é pela minha família. Minha esposa e eu teremos que sentar com nossos filhos, um dos quais está em uma idade em que seus amigos certamente verão a imprensa e farão perguntas sobre essas alegações, e explicar a crueldade e a ganância das pessoas.”
Por fim, Jay-Z expressou solidariedade às verdadeiras vítimas de abuso e criticou o uso de histórias sensíveis como ferramenta de lucro. “Lamento mais uma perda de inocência. Crianças não deveriam ter que suportar isso em uma idade tão jovem. É injusto ter que tentar entender graus inexplicáveis de malícia destinados a destruir famílias e espíritos humanos. Meu coração e apoio vão para as verdadeiras vítimas do mundo, que têm que assistir enquanto sua história de vida é usada como fantasia para lucro por esse caçador de ambulâncias de terno barato.”
A ação civil e as declarações contundentes do rapper reacenderam debates sobre a responsabilidade de ambas as partes em casos de alta exposição midiática. Enquanto isso, os advogados de Jay-Z sinalizaram que o artista está preparado para enfrentar as acusações e provar sua inocência.